CONSULADO GERAL DO BRASIL, BEIRUTE, LÍBANO, CONSULAT GENERAL DU BRESIL
Contato/Contact Us Sitemap HOME Français باللغة العربية English
INFORMAÇÕES BÁSICAS E ATENDIMENTO AO PÚBLICO
NÚCLEO SÍRIA/ ATENDIMENTO ESPECIAL A RESIDENTES NA SÍRIA
SERVIÇOS CONSULARES PARA BRASILEIROS (Instruções e procedimentos)
SERVIÇOS CONSULARES PARA ESTRANGEIROS (vistos, legalizações, etc)
FORMULÁRIOS
OUTRAS INFORMAÇÕES DE INTERESSE GERAL
BRASILEIROS NO MUNDO CRBE - Região IV
CONSELHO DE CIDADÃOS BRASILEIROS (CCB/Beirute)
SERVIÇOS DIRECIONADOS À COMUNIDADE BRASILEIRA NO LÍBANO
AVISOS À COMUNIDADE
PLANTÃO CONSULAR
Join Our Newsletter!
Email Address
 
Informações destinadas ao turista brasileiro no Líbano
Search

A partir de março de 2014, diante da transposição do conteúdo existente no presente sítio eletrônico para outro, hospedado em plataforma web padronizada do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, apenas deverão ser consultadas as instruções consulares e demais informações disponíveis em português no seguinte endereço/link: http://cgbeirute.itamaraty.gov.br/.
Para acesso à seção específica sobre informações aos brasileiros na região, doravante siga este link: http://cgbeirute.itamaraty.gov.br/pt-br/recomendacoes_aos_brasileiros_na_regiao.xml






Antes de viajar

Informações constantes do Portal Consular do Itamaraty de utilidade para viajantes brasileiros que tencionem viajar ao Líbano (
http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/libano)

Guarda de menores - mulheres viajantes e emigrantes

Esposas brasileiras de nacionais libaneses que possuem filhos menores e que tencionem visitar/residir no Líbano devem ter em mente que, de maneira geral, o menor no Líbano está sujeito à autoridade paterna, devendo residir na casa do pai, o qual possui sempre a custódia da criança. É fundamental ter presente tal fato, especialmente em caso de dissolução de casamento em território libanês. A legislação local permite ao marido colocar aviso no Aeroporto Internacional de Beirute e nos portos, de maneira a impedir que seus filhos menores e/ou esposa deixem o Líbano.

Cartilha da Emigrante Brasileira no Líbano

Informações básicas direcionadas às cidadãs brasileiras que tencionem visitar o Líbano (aspectos jurídicos sobre a Lei de família no país, guarda de crianças, dentre outros temas). Baixe a versão em pdf da Cartilha da Emigrante Brasileira no Líbano. O carregamento poderá tardar alguns minutos, tendo em vista o tamanho do arquivo (5.71 MB). Link: http://www.cgbrasil.org/images/cartilha.pdf

Avise o Consulado-Geral de sua presença em território libanês

Recomenda-se aos brasileiros de passagem que notifiquem ao Consulado-Geral do Brasil em Beirute as datas de sua viagem ao Líbano, assim como endereços e telefones dos locais em que se hospedarão  (em hotel ou residência), mesmo que estejam no país por apenas alguns dias. Tal notificação pode ser feita pelo envio de "e-mail" para cg.beirute@itamaraty.gov.br ou de fax ao número +961-1-490405, com indicação do período em que permanecerão no país e número do passaporte.

Os brasileiros residentes, além manterem seus passaportes sempre em dia, devem estar atentos para providenciar/renovar suas respectivas matrículas consulares, deixando sempre seus dados cadastrais atualizados no Consulado-Geral em Beirute, com comunicação sistemática de qualquer alteração em suas coordenadas para contato (por correio eletronico ou fax, com indicação do número de sua matrícula consular).

Renovação do visto de entrada em território libanês

A concessão/renovação de vistos de entrada para o Líbano é assunto de competência exclusiva das autoridades de imigração libanesas. No Líbano, informações sobre vistos (e renovação do prazo para estada) podem ser obtidas na Segurança-Geral (Sûreté Générale / General Security):
http://www.general-security.gov.lb/ (sítio em francês, inglês e árabe para questões de imigração no Líbano).

Inspeção de bagagens no Aeroporto Internacional de Beirute

Informação extraída do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores: "Dentre os problemas que têm sido observados com viajantes provenientes do Brasil (e da América do Sul), registram-se exaustivas buscas/revistas nas bagagens destes, quando efetuado o controle aduaneiro no Aeroporto Internacional de Beirute."

Importante:
Com vis
tas a ter pleno conhecimento de casos ocorridos no Aeroporto Internacional de Beirute, assim como para o sistemático e correto acompanhamento de tal temática, é essencial que o Consulado-Geral do Brasil em Beirute seja notificado de eventuais situações de dificuldade e/ou constrangimentos experimentados por compatriotas ao desembarcarem no Líbano. Os eventuais relatos poderão ser encaminhados por correio eletrônico (cg.beirute@itamaraty.gov.br) ou por fax: +961-1-490405.

Brasileiros com dupla nacionalidade

Os cidadãos brasileiros que têm outra(s) nacionalidade(s) além da brasileira devem ter em conta que a assistência consular que o Governo brasileiro pode prestar-lhes no(s) país(es) de que também são nacionais pode ser consideravelmente limitada pela resistência natural das autoridades desse(s) país(es) a aceitar a intervenção de um Estado estrangeiro em assunto que diga respeito a um nacional seu.

Outras informações relevantes: contexto securitário (fonte parcial: Portal Consular - MRE)

Em função do contexto de instabilidade regional e, segundo o momento, do também volátil quadro interno libanês, é recomendável que o viajante esteja sempre ciente da situação política experimentada na região.

O viajante deve ter sempre em mente o potencial de rápida escalada de eventuais conflitos no Líbano, que podem traduzir-se em dificuldades de livre movimento no território do país (inclusive, com a possibilidade de que haja obstáculos para chegar até o Aeroporto Internacional de Beirute ou aos portos, como verificado em reiteradas ocasiões nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2012). Sugere-se aos brasileiros que exerçam especial cuidado caso tenham de transitar na região fronteiriça com a Síria (há registro de incursão de tropas sírias na área, tanto no Norte como a Leste, assim como quedas de morteiros/projéteis oriundos do conflito no país vizinho, em algumas ocasiões vitimando a população lá residente), no Vale do Bekaa (onde ocorreram sequestros de estrangeiros e libaneses ao longo de 2011, 2012 e 2013, além de episódios de violência motivados por questões político-sectárias) e ao sul do Rio Litani (onde ainda existem minas não-desativadas). Em Beirute e outras cidades libanesas, diante de nítido aumento das cenas de violência urbana (furtos e assaltos em caixas eletrônicos), recomenda-se adotar uma atitude sempre vigilante. Ainda em Beirute, convém evitar trafegar de forma desnecessária na estrada que conduz ao Aeroporto Internacional de Beirute e adjacências, diante da ocorrência de vários distúrbios por motivações políticas/sectárias em 2012 e 2013, além de alguns casos de sequestro de estrangeiros.

Importante: os nacionais brasileiros não devem contar como certo que serão evacuados em caso de conflito (a decisão de proceder com uma evacuação é tomada caso-a-caso e no mais alto nível no Brasil).

Breve registro (não-exaustivo) de eventos relacionados à questão securitária no país desde 2011

Em novembro e dezembro de 2011, assim como em janeiro de 2013, houve ataques contra estabelecimentos que vendem álcool em Tiro. Em maio, julho e dezembro de 2011, ataques contra contigentes da FINUL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano) em Sidon e Tiro deixaram soldados franceses e italianos feridos. Em julho de 2011, enfrentamentos entre simpatizantes do Presidente sírio Bashar Al-Assad e opositores do regime sírio resultaram em mortes na cidade de Tripoli, situação que voltou a se repetir ao longo do segundo semestre de 2012 (maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro daquele ano). Em função de onda de sequestros localizados (agosto/setembro de 2012), bem como de distúrbios por motivações políticas/sectárias (maio, julho, agosto, setembro e outubro de 2012), convém evitar trafegar de forma desnecessária na estrada que conduz ao Aeroporto Internacional de Beirute e adjacências.
Em 19 de outubro de 2012, violento atentado terrorista foi cometido na zona central de Beirute, no bairro de Ashrafieh, com mortos e saldo de mais de uma centena de feridos (incluindo uma nacional brasileira)Nos dias subsequentes, foram verificados focos de tensão e a ocorrência de distúrbios em vários pontos do território libanês. Registra-se, igualmente, a ocorrência de enfrentamentos armados na cidade de Sidon (Saida), em 12 de novembro de 2012, assim como em Trípoli, em 18 de janeiro de 2013 (atentado contra Ministro de Estado libanês). Em 28 de janeiro de 2013, registra-se novo atentado (explosão de automóvel no bairro de Hay Silom, na periferia sul de Beirute), também no contexto de enfrentamentos por motivos político-sectários.
Em maio/junho de 2013, na cidade de Trípoli (nos bairros de Jabal Mohsen, Bab al-Tabaneh e adjacências), são novamente verificados violentos enfrentamentos com conotações sectárias entre grupos favoráveis e opositores ao atual regime sírio, com importante saldo de vítimas (33 mortos e mais de 200 feridos, conforme apurado pela imprensa local até o dia 8 de junho). Durante várias semanas, as escolas e o comércio permaneceram fechados naquela cidade. Em Sidon, também são verificados enfrentamentos sectários nos meses de maio/junho de 2013, com muitas vítimas fatais.
Na região fronteiriça com a Síria, em particular nas cidades de Aarsal e Hermel, passaram a ser muito frequentes (quase que cotinianas, a partir de meados de maio de 2013) as quedas de morteiros/projéteis oriundos do país vizinho, em algumas ocasiões vitimando a população lá residente, assim como a ocorrência de enfratamentos entre milícias rebeldes e o exército libanês. Nota-se, também no contexto mais recente, nova onda de violência urbana (assaltos e furtos) em Beirute e outras cidades libanesas. Em 26 de maio, dois foguetes são disparados contra alvos no bairro de Chiyah (periferia sul de Beirute), provocando danos materiais localizados e saldo de feridos. No dia 5 de junho, no Vale do Bekaa, mais de uma dezena de foguetes atingem a cidade de Baalbek (alguns muito próximos à zona arqueológica/monumental), também com saldo de feridos. Ainda no Vale do Bekaa, no dia 10 de junho, próximo à localidade de Taanayel (nas imediações de Bar Elias, cidade com numerosa comunidade brasileira), atentado a bomba é perpetrado contra comboio de automóveis que transitava pela estrada Beirute-Damasco.
Uma série de violentos atentados com carros-bomba são perpetrados na periferia sul de Beirute, nos meses de julho, agosto e novembro de 2013, assim como na cidade de Tripoli (em 23 de agosto de 2013), todos com elevado saldo de vítimas fatais e centenas de feridos. Também são verificados novos sequestros de estrangeiros nas imediações do Aeroporto Internacional de Beirute e adjacências, fatos que reforçam a já mencionada recomendação de evitar circular de forma desnecessária na região. Desde a ocorrência do segundo e  terceiro atentados na periferia de Beirute (respectivamente, em 15 de agosto e 19 de novembro de 2013), passaram a ser muito frequentes os controles exaustivos nos automóveis dos transeuntes naquele setor da cidade por parte de forças militares e/ou milícias sectárias. 

 Veja mapa interativo com registro dos principais incidentes ocorridos em maio e junho de 2013 (legendas em francês, fonte: Google Maps/ jornal L´Orient-Le Jour)

Recomendações 

Em função da situação securitária atualmente experimentada na região, com um alto grau de imprevisibilidade quanto à sua evolução, de momento, o Consulado-Geral em Beirute não recomenda a realização de viagens não essenciais de nacionais brasileiros a este país, em especial se dirigidas ao norte do Líbano (cidade de Trípoli e Akkar), Sidon (e arredores), Baalbek (e toda a região no nordeste do país) e ao longo do restante da fronteira com a Síria. Diante dos acontecimentos mais recentes (sequestros e atentados a bomba, ocorridos nos meses de julho, agosto e novembro de 2013), o viajante também deverá evitar trafegar de forma desnecessária na periferia sul de Beirute e nas adjacências do Aeroporto Internacional de Beirute. 

(Texto atualizado em 23/11/2013. A recomendação continua vigente na presente data) 


Números de telefone para situações emergenciais:

Polícia turística: 112/160 ou (01) 350 901

Ambulância: (01) 865 561

Cruz Vermelha: 140 ou (01) 863 295

Corpo de Bombeiros: 175 ou (01) 310 105

Defesa Civil: 125 ou (01) 425 244

Plantão Consular para situações graves e de comprovada emergência (tais como acidentes, mortes e prisões) - nessas situações, o Consulado-Geral poderá ser contatado pelo seguinte telefone, a qualquer momento: +961-70-108374
Atenção: este número não se destina a prestar informações sobre serviços consulares! Abusos serão objeto de investigação.

Outros contatos telefônicos de utilidade:

Serviço de informações por telefone: 120/113 ou (01) 200 100

Telefonista internacional: 100 ou (01) 885 801/ 425 107

Aeroporto Internacional de Beirute: (01) 628 000

Informações turísticas em Beirute (Ministério do Turismo): (01) 340940 /4 or 343 074

Informações turísticas em Byblos: (09) 540 325

Informações turísticas em Zahle: (08) 802 566

Informações turísticas em Trípoli: (06) 433 590



Links de utilidade no Líbano:


CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM BEIRUTE (Todos os domínios e sítios):

http://www.cgbrasil.org (endereço principal)

http://www.consulatgeneraldubresil.org (endereço espelho do principal)

http://cgbeirute.itamaraty.gov.br (sítio em construção, hospedado no portal do Itamaraty)


EMBAIXADA DO BRASIL EM BEIRUTE:

http://www.brazillebanon.org (sítio em inglês)


CENTRO CULTURAL BRASIL-LÍBANO (Centre Culturel BrasiLiban):

http://www.facebook.com/BrasiLiban (plaforma Facebook)


PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM BEIRUTE:

http://www.timeoutbeirut.com/ (sítio em inglês)

http://www.agendaculturel.com/ (sítio em francês)


GENERALIDADES:

http://www.iloubnan.info/ (sítio em francês e inglês)


AEROPORTO INTERNACIONAL DE BEIRUTE (RAFIC HARIRI AIRPORT):

http://www.beirutairport.gov.lb/ (sítio em inglês e árabe)

 
IMPRENSA LIBANESA:

Daily Star (jornal em inglês) www.dailystar.com.lb

L’Orient Le Jour (jornal em francês) www.lorient-lejour.com.lb

Naharnet (sítio de notícias em inglês) www.naharnet.com

Lebnews (sítio de notícias em inglês) www.lebnews.net

An-Nahar Newspaper (jornal em árabe) www.annahar.com.lb

As-Safir (jornal em árabe) www.assafir.com

Al Anwar (jornal em árabe) www.alanwar-leb.com

Gazeta de Beirute (jornal comunitário em português) www.gazetadebeirute.com

 


© 2007/2013 - CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM BEIRUTE